Bom dia minna. Tudo bem com vocês? Espero que sim. Ontem o @TakemuraEder Me mencionou no twitter falando sobre este artigo que ele publicou no Aliança-Liga Falando exatamente assim: (obs.: Vou usar o Leia mais, pois a postagem é muito grande!)
Eder Takemura - Interseinen Paraná
No último dia oito, diretores e representantes regionais da ABRAC - Associação Brasileira de Canção - se reuniram na sede da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná (Aliança-Liga), localizada em Londrina.
Este encontro contou com uma inovação, transmissão ao vivo pela internet com link que possibilitava interação em tempo real dos representantes que não puderam se deslocar até Londrina, que acessaram diretamente pela página da entidade - www.abracbrasil.com.br. Entre os que estiveram acompanhando pelo link estavam Fábia H Tanabe Miasake, Norton Miasake, Rafael Platero, Takeshi Nishimura, entre outros.
No fechamento do último Concurso Brasileiro da Canção Japonesa (Brasileirão), várias considerações foram feitas para a melhoria do evento. Desde observações quanto ao julgamento de cantores, cálculos de notas, procedimentos de distribuição de informações, cerimônia de abertura e diversos detalhes que poderão ser melhorados até a próxima edição.
Sobre o último Brasileirão realizado em Lins (SP), houve movimentações de receitas no valor de R$53.187,40 e de despesas foram de R$54.432,56, resultando em um saldo negativo de R$1.245,16. Sendo destaque entre as receitas o patrocínio de R5.000,00 do grupo Dream Concert e entre as despesas os gastos com hotel Blue Tree Park, R$37.608,33, em que foi realizado o evento.
A decisão mais esperada era da decisão do local do próximo Brasileirão (27ª edição), no caso foi eleita como cidade sede a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Uma inovação foi a eleição das próximas cidades sedes com antecedência, para melhorar a programação e a busca de incentivos governamentais, mas a decisão será dada somente em janeiro, na tradicional reunião-shinnenkai. Como prospecto para as possíveis cidades a serem eleitas e para preparo e combinações com dirigentes regionais, estabeleceram-se como possibilidades: 2013 - Sudoeste São Paulo (Sorocaba) ou Noroeste Paraná (Maringá); 2014 - Centro Oeste São Paulo (Ribeirão Preto/Campinas) ou Oeste Paraná (Foz do Iguaçu); e 2015 - Mogiana. Cidades citadas são apenas pontos de referência, não sendo especificamente a campanha inicial da regional.
Mudou-se também a data referência do Brasileirão, que passa para a penúltima semana do mês, no caso, 20, 21 e 22 de julho de 2012. Considerando choque de calendários de outros festivais anuais, Yosakoi e Taikô.
Entre as comissões inauguradas, está a de definição de qual o público e qualidade de cantores a serem habilitados para o Brasileirão, no caso os amadores. Está comissão já se reuniu pela primeira vez, concomitante à assembléia, e já confirmou que cantores profissionais não poderão se inscrever nas próximas edições, decidindo também, especificamente que cantores como Joe Hirata, Nobuhiro Hirata, entre outros, são considerados profissionais. Ainda haverá a padronização da decisão em item do regulamento do concurso, mas já está pacificado que cantores que tenham maior renda como cantores serão considerados profissionais, assim como aqueles que já têm shows com nome próprio ou artístico do cantor. Importante também é que aqueles cantores convidados ou que recebem valores apenas como restituição de despesas, não serão considerados profissionais. Estarão liberados a participarem todos os cantores que deixarem de exercer a carreira profissional. É um assunto delicado, conforme a presidente Akemi Nishimori informou, já que não se pode desmotivar cantores a participarem ou seguirem a carreira profissional.
A comissão de regulamento para a 27ª edição do Brasileirão será dirigida por Yuichi Oshima, que receberá sugestões das regionais para adequação. Todos os cantores podem participar das mudanças por meio de seus representantes regionais ou diretores e representantes da ABRAC Young e dos dirigentes gerais. Durante a assembléia, já se discutiu alguns pontos polêmicos, como o limite da primeira estrofe em conjunto com tempo máximo de dois minutos e trinta segundos, por causa do uso do ending; considerar como número global de vagas da categoria adulto, como já ocorre com o Pop e Doyo; e sobre o número máximo ou mínimo nas categorias que têm vagas em modalidade global, impactando principalmente na categoria Pop Grupo, que não teve muitas inscrições na última edição. Tudo será definido oficialmente em janeiro, em reunião convocada para 21 de janeiro de 2012, em Londrina.
Há outra comissão, responsável pelo resgate histórico da ABRAC, dirigida pelo Sr. Arie. A comissão buscará registros de materiais das reuniões, concursos e projetos, de entrevistas com participantes, diretores, ganhadores de Grand Prix, além do patrocínio para edição de um livro que compilará esses dados.
A ABRAC aprovou um novo concurso nacional, entrando no mundo das músicas de animes, das nacionais e das internacionais. O novo concurso se chamará ABRAC FESTIVAL, e terá regulamento aprovado para sua realização entre fevereiro e abril de 2012 na capital do estado de São Paulo. Para não haver premiações em choque, não haverá categorias iguais às do Brasileirão, concluindo-se que, com exceção da categoria anime, Pop, J-Pop, J-Rock e Vale-tudo, não haverá possibilidade de apresentação de canções com predominância da língua japonesa.
É consenso de que para se chegar a um número ideal para um festival nacional, o universo de participantes ultrapassará ao das regionais, apesar de todos os participantes terem que passar pelas regionais, considerando que as regionais ficarão com o poder de fazer as inscrições dos candidatos, além de fazer convites para entidades culturais, conservatórios de música, entre outras entidades afins que poderão ter potenciais participantes para o festival. Conheça a ABRAC FESTIVAL e o que se espera com essa nova proposta (clique aqui) e as categorias já esboçadas. (clique aqui)
Apesar de festival, o regime será de concurso, com regulamento, representantes regionais, formalidades e jurados. Alguns dirigentes e diretores estavam preocupados com a qualificação dos jurados, mas de acordo com Norton Miasake, alguns jurados atuais já estão se preparando e outros profissionais poderão ser convidados a participarem do corpo de jurados.
Outro assunto do dia foi o Concurso de Karaokê Yashiro Aki, a ser realizado em parceria com a ABRAC e os promotores do Show Nihon no Uta, quando a própria cantora virá cantar em São Paulo e Londrina. O concurso será no dia 05 de novembro de 2011, no Salão Grande do Blue Tree Hotel, na cidade de São Paulo - Telefone (11) 3147-7000. Sendo que o Grand Prix do concurso terá entre o corpo de jurados, a própria cantora Yashiro Aki. Informações com o Professor Tadao Ebihara, pelo e-mail jasp.asp@uol.com.br ou celular (11) 9607-3140. Prazo máximo de inscrição é 25/10/2011, com descontos especiais para os interessados em ficar no hotel Blue Tree Premium, que sediará o concurso.
A maior parte das decisões oficiais será fechada no dia 21 de janeiro de 2012, quando diretores se reunirão novamente na cidade de Londrina.
Caso alguém esteja interessado, Participe!
É isso minna, Até!
0 Comentários:
Postar um comentário